GAME
OVER é um livro inteiramente dedicado à Nintendo
e à sua história. Conta-nos as mais remotas origens
da companhia, datando de 1889, época em que Fusajiro Yamauchi
fundou uma empresa de produção de cartas tradicionais
japonesas. Fala-nos da forma como em 51 a companhia se reformulou
com a entrada em cena de Hiroshi Yamauchi, neto do fundador, e como
uma companhia que durante os tempos de guerra flexibilizou as suas
áreas de negócio para sobreviver à crise se associou
à produção de brinquedos electrónicos
e, eventualmente, veio a dominar o mercado mundial de consolas de
videojogos.
Se existe algum livro que
possa ser considerado essencial para compreender como os videojogos
se tornaram um fenómeno sociológico e comercial é
este GAME OVER. Com mais de dois anos
de investigação prévios, o livro encontra-se
magistralmente bem organizado e reforça-se com o poder dos
factos. Não se trata de uma análise, antes de uma série
de relatos para que o leitor possa raciocinar, individualmente, e
retirar as suas conclusões. A informação é
divulgada em primeira mão, directamente das palavras e confidências
das dezenas de entrevistados.
GAME
OVER é uma fonte de dados, factos, ocorrências
e curiosidades única e de valor inestimável para qualquer
verdadeiro amante e conhecedor dos videojogos. Desde a fundação
da companhia, a expansão no mercado norte-americano e os processos
judiciais, até à infame história por detrás
de TETRIS, todos os factos históricos
são contados ao leitor de uma forma informativa e cativante.
A obra de Sheff consta como a mais notável referência
dentro da literatura sobre a companhia nipónica e um dos mais
importantes trabalhos de investigação sobre os videojogos
em geral. Efectivamente, é assim tão imprescindível.