Pre-Render
15 Introduções CGI de antologia



COREvision - 9 / 11 / 07

 

É indiscutível que alguns dos mais poderosos momentos dos jogos de vídeo pertencem às sequências pre-render que, em filmes introdutórios, cutscenes ou desfechos, embelezam e adornam os jogos a que pertencem. Pela sua natureza, o Full Motion Vídeo permite explorar aspectos visuais que a maioria dos motores gráficos, inclusivamente os actuais, falham em conseguir.

Ainda que a tendência aponte para a supressão destes vídeos em função da Full Motion Animation, continua a ser prática corrente o recurso ao CGI, Computer Generated Imagery, termo utilizado comummente para designar todas as sequências de som e imagem reproduzidas como um vídeo. A técnica em si evoluiu de forma exponencial, sobretudo desde que um punhado de cineastas reconheceu o seu valor na produção de efeitos especiais. Este tipo de processamento de imagem também se fundiu com o mundo da animação tradicional, produzindo resultados impressionantes.

Nos videojogos, o pre-render observou uma explosão com o lançamento das plataformas de 32-Bit, nomeadamente a Sega Saturn e, principalmente, a Sony Playstation, ambas incorporando formato de leitura de CD e os mais recentes descodificadores de vídeo digital. Por outro lado, o uso de actores para criar sequências de storytelling em jogos de vídeo caiu em desuso devido às ferramentas de modelação e animação mais avançadas, capazes de criar seres vivos de uma plenitude de detalhes anatómicos.

Não impondo uma ordem específica ou classificação, exponho quinze exemplos de algumas das sequências de introdução mais importantes, emocionantes e influentes do mundo dos videojogos, explicando também o contexto em que surgiram.

Rule of Rose >>


 
Só serão considerados os comentários válidos. Ir para o topo da página Voltar ao início
 
COREgaming COReplay COREvision ? Arquivo Beyond Perfil Coregamers
 
© COREGAMER 2007 - Todos os textos e imagens originais não devem ser copiados, publicados ou modificados sem autorização prévia dos seus criadores e webmaster. WEBDESIGN, HTML e FLASH da autoria de BrunoF. Site optimizado para Mozilla FIREFOX.
Só serão considerados os comentários válidos. Ir para o topo da página