Rule of Rose (O.S.T)
Frágil nostalgia


rez
Beyond - 28 / 06 / 07

 

Após um início de carreira fulgurante com as composições musicais de alguns temas de PANZER DRAGOON SAGA e SKIES OF ARCADIA, Yutaka Minobe, virtuoso compositor auto didacta que iniciou a sua relação com o piano aos quatro anos e as suas composições com apenas oito, expressou a sua máxima força na banda sonora de RULE OF ROSE.

Para o acompanhamento sonoro desta aventura, Minobe optou por tons mais discretos e íntimos, incluindo um tema cantado, no estilo lounge dos anos 20 e 30, intitulado A Love Suicide ~ The Theme of Rule of Rose ~. Já o tom principal da obra se assenta no trabalho de um quarteto de cordas, cujo resultado é facilmente comparável a algumas sonoridades contemporâneas como Kronos Quartet e uma tímida homenagem a algumas obras de Olivier Messiaën.

RULE OF ROSE é uma aventura que nos conta a história de uma criança que, após a morte dos pais, é levada para uma casa onde vai encontrar uma série de personagens incomuns e situações insólitas. Por esta razão, Minobe concebe uma luta entre o lírico violino e as lancinantes investidas do violoncelo como forma de adensar a atmosfera de horror que a história do jogo e o desenho labiríntico dos seus cenários representam. Uma composição que contrasta entre o estilo atónico e caótico de algumas passagens e o uso de breves mas memoráveis melodias que nos transportam para uma profunda nostalgia. É também nestes temas de mais acentuado teor melódico que encontramos uma grande parte da essência de todo este intricado trabalho.

O derradeiro e único problema associado a esta verdadeira opus magnificat, prova definitiva que existem grandes compositores de música erudita - mediante os cânones europeus - no Japão, é o facto de estar vinculada a um título de escasso reconhecimento e de temática controversa. Por essa razão o jogo se tornou num produto proscrito, alimentado pela (escusada) polémica que gerou. Já a qualidade do seu acompanhamento musical, contudo, é intocável. É muito raro encontrar uma banda sonora tão peculiar e refinada num videojogo, capaz de evocar visões tão indescritíveis e incógnitas como a de RULE OF ROSE. Uma pérola reluzente entre a podridão criativa dos dias de hoje.


AUTORIA: Yutaka Minobe

TEMAS:
1. Bullying (2:06)
2. Ambient Music for Strings: "Fear" Part II (1:28)
3. The Attic (2:46)
4. Backbiting (1:56)
5. Piano Etude I (Rule of Rose) (0:53)
6. A Love Suicide ~The Theme of Rule of Rose~ (3:51)

EDITORA: Sony Computer Entertainment INC (exclusivamente no Japão)

 
Só serão considerados os comentários válidos. Ir para o topo da página Voltar ao início
   
COREgaming COReplay COREvision ? Arquivo Beyond Perfil Coregamers
 
 
© COREGAMER 2007 - Todos os textos e imagens originais não devem ser copiados, publicados ou modificados sem autorização prévia dos seus criadores e webmaster. WEBDESIGN, HTML e FLASH da autoria de BrunoF. Site optimizado para Mozilla FIREFOX.
Só serão considerados os comentários válidos. Ir para o topo da página